Quantcast
Channel: Teia Notícias » Olhar de Cinema
Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Mais de quinze mil pessoas prestigiaram Olhar de Cinema 2014

$
0
0

A 3ª edição do festival Olhar de Cinema terminou nesta quinta-feira (5) com a premiação das produções vencedoras no Teatro Paiol, em Curitiba. Foram exibidos mais de 90 filmes, entre curtas e longas-metragens, durante os nove dias de evento. A organização estima que mais de 15 mil pessoas participaram do festival. Ao todo, foram entregues 14 premiações e os vencedores são de seis países diferentes: Brasil, Portugal, França, Alemanha, Índia e Itália.

Premiados do Olhar de Cinema 2014

Premiados do Olhar de Cinema 2014

A variedade de países é o resumo da intenção do festival. “O Olhar de Cinema surgiu com essa ideia: mesclar os filmes internacionais com as produções brasileiras, todo mundo em um festival só”, explica um dos organizadores do festival, Antônio Junior. “A proposta é tornar tudo uma coisa só. Todos os filmes dialogando entre si, se complementando ou contrastando”, completa.

Festival em números

O Olhar de Cinema é um festival que está em fase de crescimento. Os filmes inscritos aumentaram consideravelmente: de 1.900 inscrições para a segunda edição, a organização passou a receber mais de 2.500 neste ano. Esta também foi a edição com maior público. Em 2012, cerca de 12.500 pessoas passaram pelo festival. A conta deste ano ainda não foi concluída, mas o organizador afirma que esse número passou dos 15 mil espectadores.

“Para se ter uma ideia: no cinema em que foram exibidas as produções do festival, eles estão acostumados a lidar com um público que gira em torno de 500 a 600 pessoas por final de semana. Durante o festival, este número chegou a 1.300 em apenas um dia! Foi uma loucura até para eles!”, brinca Antonio Junior.

Stanley Kubrick

A terceira edição do festival Olhar de Cinema prestou uma homenagem para um grande cineasta da história da “sétima arte”: Stanley Kubrick. Dos 13 longas-metragens dirigidos pelo nova-iorquino, 10 foram reproduzidos durante a última semana. Entre eles, grandes clássicos do cinema contemporâneo como “Laranja Mecânica” e “O Iluminado”.

“Foi o grande chamariz desse evento. Pessoas do Brasil inteiro vieram para o festival para ver o Kubrich na tela grande”, aponta Antônio Junior. Os números mostram que a aposta foi um sucesso e trouxe resultados satisfatórios para o evento.

Os ingressos para o festival começaram a ser vendidos no dia 22. Três dias depois as entradas para as sessões dos filmes de Kubrick já estavam quase esgotadas. E não houve uma sessão sequer em que a sala não estivesse lotada.

“Muitos vieram para assistir o Kubrick e acabaram ficando para ver filme francês, romeno, indiano, alemão… a homenagem atraiu muito público para o festival e, consequentemente, fez com que mais pessoas vissem as demais produções”, destaca um dos organizadores do festival.

Festival com orçamento de uma pequena mostra

E a quarta edição do Olhar de Cinema já está sendo pensada. Depois do sucesso desse ano, que teve repercussão internacional, o principal objetivo é aumentar ainda mais o orçamento do festival e com isso, quebrar ainda mais barreiras.

“O festival acabou repercutindo na Argentina, Espanha, Portugal e a gente tem um orçamento de uma mostra pequena. Então temos que correr atrás de patrocinadores para mantermos a nossa equipe”, explica Antônio Junior. Já quando questionado se queria acrescentar algo mais, Antônio agradeceu primeiramente ao público e completou “acompanhem as nossas redes sociais, ano que vem vamos voltar mais fortes ainda!”.

Confira abaixo uma lista com todos os premiados da terceira edição do Olhar de Cinema.

Os vencedores:

>>> Mostra Competitiva Longa

*Prêmio Olhar de Melhor Filme:
E Agora? Lembra-me, de Joaquim Pinto. (Portugal)

*Prêmio Especial do Júri:
Branco Sai Preto Fica, de Adirley Queiroz. (Brasil)

*Prêmio de Contribuição Artística:
Sheep, de Marianne Pistone e Gilles Deroo. (França)

>>> Mostra Competitiva Curta

*Prêmio Olhar de Melhor Filme:
Verona, de Marcelo Caetano. (Brasil)

*Prêmio Especial do Júri:
The Incomplete, de Jan Soldat. (Alemanha)

*Prêmio de Contribuição Artística:
That I’m Falling, de Eduardo Williams. (França)

*Menção Honrosa:
A Chamada, de Gustavo Vinagre. (Brasil)

>>> Mostra Novos Olhares

*Prêmio Novo Olhar:
From Gulf to Gulf to Gulf, de Shaina Anand e Ashok Sukumaran. (Índia)

*Menção Honrosa:
O Tempo Passa Como um Leão que Ruge, de Philipp Hartmann. (Alemanha)

>>> Prêmio Olhares Brasil (Curta) para Melhor Curta Metragem Brasileiro da Mostra Competitiva e Outros Olhares:
Lição de Esqui, de Leonardo Mouramateus e Samuel Brasileiro.

>>> Prêmio Olhares Brasil (Longa) para Melhor Longa Metragem Brasileiro da Mostra Competitiva, Outros Olhares e Novos Olhares:
Branco Sai Preto Fica, de Adirley Queiróz.

>>> Prêmio da Abraccine:
Associação Brasileira de Críticos de Cinema – A Vizinhança do Tigre, de Affonso Uchoa. (Brasil)

>>> Prêmio do Público (longa):
My Class, de Daniele Gaglianone. (Itália)

>>> Prêmio do Público (curta):
Coice no Peito, de Renan Rovida. (Brasil)

Confira a entrevista na íntegra com Antônio Junior, um dos organizadores do Olhar de Cinema 2014.

Angelo Sfair e Matheus Klocker, 4º ano


Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Latest Images





Latest Images